Saúde, paz, amor, felicidade e muito sucesso à todos!!!
Península Vinhos da Espanha
Receita Harmonizada:
Quitutes de Queijo Brie com Pedro Ximénez
Receita e Harmonização de Camila H. Coletti
Você irá precisar de:
Queijo Brie: O ideal para esta receita é utilizar o queijo Brie em tubinho um que foi lançado recentemente, procure nos grandes supermercados. Caso não consiga encontrá-lo, use pequenas fatias retangulares de meio centímetro de espessura e um pouco maior do que um damasco seco, cerca de 4 x 4,5 cm.Damascos secosNozes abertas em metades.
Vinho Pedro Ximénez AlvearE a vontade de aproveitar o momento com alegria.
Faça a montagem: Uma fatia de Brie, e sobre ela, um damasco seco e uma meia noz. Disponha em um belo prato de serviço, junto com a garrafa de vinho, fazendo a sugestão aos seus convidados e sirva em várias situações à sua escolha:
Como petisco, entrada, ou entre o prato principal e a sobremesa, harmonizado com um dos vinhos PX trazidos ao Brasil da região de Montilla-Moriles:
Recomendações de consumo: |
Harmonizações: Este cava tem uma enorme capacidade de harmonizar-se com diversos pratos das entradas à sobremesa, sem qualquer vestígio de amargor, sabor característico de que a harmonização não deu certo. Portanto usem e abusem deste, que é certamente um curinga numa refeição classicamente muitos diversificada e com alimentos ricos em gorduras, como a ceia natalina. O cava Reserva de la Família, por ter uma belíssima acidez e ser um nature, tem esta flexibilidade.
Não posso deixar de assinalar também o belo leque de aromas que o mesmo expressa, das frutas aos tostados, com todas as nuances de panificação que caracterizam a tipicidade de um champenoise com os devidos cuidados, e a qualidade de um terroir que permite esta expressão, ou seja, não basta ser champenoise, é preciso uma reunião de fatores, que o cava Juvé y Camps os tem, um a um. Camila H. Coletti |
Conheça nosso Portal de Receitas Harmonizadas AQUI | |
Temperatura de Serviço: 6° a 7° Veja como gelar e servir bem seu cava AQUI |
Receita: Ripp Cozzella Chef do Qorthon Restaurante e Buffet Autor do livro: “Simplesmente Sabor” | Harmonização: Camila H. Coletti Wine Writer - Especialista em Vinhos, sommelière |
Começamos por levar os carás ( ou inhame, uma espécie de tubérculo parecido com a mandioca e que tem um sabor meio adocicado) fervendo com casca em água salgada por uns 12 a 15 minutos, dependendo do seu fogão.
Retire e, com um pano, pegue e tire a casca delicadamente. Amasse e leve à panela. Coloque creme de leite fresco e,em fogo baixo,vá misturando até formar um purê. Eu acrescentei queijo frescal picado, manteiga, sal e pimenta. Reserve.
Pegue folhas de Sálvia e pique-as.
Coloque em uma frigideira bem quente os filets suínos e sele-os dos dois lados.
Baixe o fogo e acrescente manteiga, sal, pimenta do reino e a sálvia. Deixe uns dois minutos, salteando de vez em quando.
Para fazer o crumble de panetone, corte uma fatia e pique-a. (O panetone é salgado e não os normalmente encontrados, com frutas cristalizadas, passas ou chocolate).
Leve-a à uma frigideira bem quente e toste, sem deixar queimar. Desligue o fogo e aguarde esfriar. Vai ficar crocante por fora e macio por dentro. Com a faca transforme em uma farofa, mas deixe alguns pedaços maiores para termos outra textura.
Na montagem foram usadas folhas de Sálvia, Capuchinha, Ceboulettes e Aceto Balsâmico de Figo.
Quando terminei de ler a receita do Chef Ripp Cozzella, comecei a analisar dentre as inúmeras opções de vinhos da Espanha trazidos pela Península Vinhos e optei pelo Orben 2005, um vinho elegante intenso, com aromas exóticos, com notas de sálvia e menta envoltas por sous-bois (aromas de solo de floresta) que encontram os leves aromas primários de frutas vermelhas com discretos florais, na boca intenso, com ataque macio, refinado e equilibrado, taninos que se fazem presentes, porém taninos elegantes e refinados. A sintonia do prato com as notas do cará, somadas às características dos files suínos selados, tem neste vinho o casamento ideal.
Notem que o Orben é um vinho da região de Rioja com 97% de Tempranillo e 3% de Graciano, a partir de vinhedos de mais de 60 anos, envelhecido 12 meses em barricas de carvalho francês. Um vinho com personalidade e equilíbrio, belíssima acidez em perfeita sintonia com seus 14% de álcool, certamente o par ideal para a deliciosa receita apresentada pelo Chef Ripp Cozzella.
Temperatura de Serviço: 17°/18°
Pontuação Robert Parker: 92 pontos (Orben 2005)
Recomendo aerar no decanter por 30 minutos, para dar condições de seus belíssimos aromas expressarem-se e mostrarem-se em sua plenitude. Esta recomendação vale para todos os vinhos que não sejam corriqueiros, ou seja, para todos os vinhos que tenham algo a expressar, vinhos com personalidade própria.
Bom apetite!
Conheça o Orben em nossa Loja Virtual: Península Vinhos
www.peninsulavinhos.com.br
Bacalhau al Pil-Pil | |
Bacalhau e Coulis de Tomate | |
Estamos selecionando e harmonizando mais receitas para você, em breve novidades.
| |
O vinho Izadi Selección que é importado para o Brasil pela Península Vinhos, em atenção à seus clientes, está sendo colocado nesta semana em promoção na Loja Virtual:
10% de desconto e ainda um brinde especialíssimo:
O Livro de Receitas de Pepita Rodriguez: A Arte de Cozinhar entre amigos. |
Receita: Lasanha de abobrinha Facebook: Receitas simples, fáceis e rápidas. | Harmonização: Camila H. Coletti Wine Writer - Especialista em Vinhos, sommelière |
|
www.peninsulavinhos.com.br
|
| |
Filet de Frango ao Damasco com batatas ao murro | |
Bacalhau e Coulis de Tomate do Chef Ripp Cozzella | |
Purê de Cará com Crumble de Panetone e Filet suíno na manteiga de Sálvia | |
Receita: Ripp Cozzella Chef do Qorthon Restaurante e Buffet Autor do livro: “Simplesmente Sabor” | Harmonização: Camila H. Coletti Wine Writer - Especialista em Vinhos, sommelière |
Bacalhau e Coulis de Tomate
Acredito que seja o modo mais simples que eu preparo o bacalhau.
Fervo por 10 segundo o tomate e coloco na água fria. Retiro a casca. Abro o tomate e retiro todas as sementes. Corto em cubinhos.
Em uma panela, coloco azeite, uma pequena cebola ralada, ervas como tomilho e cebolettes, e apenas esquento, sem deixar ferver. Coloco o tomate concassé e misturo bem. Um pouco de sal e pimenta-do-reino terminam o preparo. (Se os tomates não estiverem no ponto pode ser que o preparo fique muito seco. Para não colocar muito azeite, podemos acrescentar um pouco de caldo de legumes ou de peixe).
Fervo uma posta de lombo de bacalhau em leite aromatizado com louro e cebola durante 4 minutos.
Retiro e seco. Levo à uma frigideira com azeite e um pouco de manteiga. Douro levemente a superfície, coloco no prato e, por cima, coloco o coulis de tomate.
Acompanho com batatas assadas apenas temperadas com sal grosso.
Chef Ripp Cozzella |
www.peninsulavinhos.com.br
|
Uma realização da revista, “Prazeres da Mesa”: O Mesa ao vivo tem sido uma experiência inovadora desde 2004 quando deu início o projeto, nele uma revista é elaborada ao vivo durante os dias desta semana, uma edição extra e especialíssima da Prazeres da Mesa.
Neste projeto todas as sessões da revista são materializadas, em espaços do evento, e no espaço “Praça de Vinhos” que a Península estará ao vivo, disponibilizando seus vinhos.
São várias as atrações, com palestras de Chefs, e de sommeliers premiados e uma excelente oportunidade de conhecer e degustar os “Vinhos da Península” que estarão disponíveis na “Praça de Vinhos” que acontece de 07 a 09 de novembro, das 14h00 às 22h00.
Semana Mesa SP / Mesa Ao Vivo
Local: Centro Gastronômico do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro
Endereço: Av. Engº Eusébio Stevaux, 823 – São Paulo
Maiores informações e Inscrições:
http://www.semanamesasp.com.br/mesa-ao-vivo-2/