segunda-feira, 1 de julho de 2013

O envolvente e versátil vinho Romanico da Teso la Monja

romanico-teso-la-monja-peninsula-vinhos

Um elegante, macio e envolvente representante da Bodega Teso la Monja, do Grupo Eguren, eleita a melhor bodega (vinícola) da Espanha pelo Guia Peñin 2013, chega ao Brasil,  trazendo charme e maciez, capaz de envolver os já experientes apreciadores de vinhos, tanto quanto os iniciantes, nas descobertas do mundo de Baco.

Diretamente de Toro, Espanha, o vinho Romanico 2011 integra uma linha que aqui no Brasil conta com mais três representantes da Bodega Teso la Monja: Almirez, Victorino e o fascinante Alabaster, todos com a assinatura do enólogo Marcos Eguren.

Elaborado a partir de uvas Tinta del Toro, nome dado na região, ao nosso conhecido Tempranillo, provenientes de vinhedo próprio, de idade jovem e média, com preservação das condições ambientais e respeito pela natureza, cultivo orgânico, sem a a utilização de compostos químicos. Para sua elaboração foram utilizadas leveduras autóctones, selecionadas dos próprios vinhedos e o vinho fez malolática em barricas de carvalho francês e no depósito.  Após a elaboração, o vinho evoluiu  por 6 meses em barricas de carvalho francês, sendo que  a colheita desta safra, se deu em setembro de 2011.
Um vinho que envolve do começo ao final, nos aromas abre com surpreendentes nuances de frutas, finalizando com chocolate recheado de licor de marula, passando por notas de pimentas e nuances florais. Apresenta uma especial capacidade de harmonização, podendo acompanhar desde pratos mais consistentes e elaborados, (em breve harmonizações com pratos de chefs aqui no blog)  aos quitutes, que chamarei de mais “implicantes” nas harmonizações, como por exemplo, os petiscos mais salgados, aqueles beliscos, como as amêndoas defumadas e salgadinhas e outras oleaginosas do gênero,  que acompanham um bom papo com os amigos, enquanto esperamos a conclusão do preparo de uma refeição, e que geralmente, não casam bem, com vinhos tintos, sendo preferidos para eles os brancos. 

Sabem aquele vinho que você estava procurando, para acompanhá-lo em tudo, agora no inverno, a  estação onde acabamos preferindo os tintos?

É este, 
Romanico  da Teso la Monja,
vinho versátil e amplo de possibilidades nas harmonizações.
Um perfeito companheiro, na taça e na mesa.

Aguardem sugestões de  harmonizações para este vinho no
Portal de receitas harmonizadas da Península Vinhos.
Leia as notas de degustação do vinho, e mais detalhes,
no site e loja virtual da Península Vinhos da Espanha:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,

Bodegas, Vinhos e Regiões da Espanha

Vinhos, Vinho, Vinhos da Espanha, Peninsula, Viña Sastre, Regiões da Espanha, Rioja, Priorato, Priorat, Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León, Toro, Tierra de Castilla, Valdeorras, Bierzo, Rías Baixas, Somontano, Costers de Segres, Montsant, Cataluña, Terra Alta, Rioja Alta, Rioja Alavesa, Vino de Pago, Pago El Terrerazo, Navarra, Alicante, Yecla, Montilla, Morilles, Montilla-Moriles, Cavas, Espumantes, Vinho tinto, Vinho Branco, Vinho rosado, Vinho Rosé... Bodegas, Bodega, Protos, Aalto, Sastre, Angel Lorenzo Cachazo, Pago de Carraovejas, Finca Villacreces, Ossian Vides y Vinos, Numanthia Thermes, Vetus, Teso la Monja, Dominio de Eguren, Abadia Retuerta, Finca Coronado, Val de Sil, Finca Losada, Martín Codax. Pirineos, Vynia L'Hereu de Seró, Mas Perinet, Ca n'estruc, Edetária, Finca Allende, Bodegas Orben, Finca Nueva, Viñedos de Páganos, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Izadi, Mustiguillo, Asencio, Enrique Mendoza, Sierra Salinas, Castaño, Alvear, Cava Juve y Camps