terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Vinhos brancos em destaque, Godellos da Galícia.

 

val-de-sil-blog-peninsula
Tempo de calor, tempo de vinhos brancos e de espumantes, que  consumimos bem gelados.

Na semana passada,  o crítico de vinhos Jorge Lucki, em sua matéria semanal no jornal “Valor Econômico”, apresentou os 10 vinhos brancos presentes no cenário nacional, considerado os destaques e dentre eles o vinho “Val de Sil” da Bodega que também leva este nome.

14-fev-jorge-lucki

Como podem observar na foto da primeira imagem,  a região do Val de Sil, situada na Galícia mais precisamente na D.O. Valdeorras é coberta fartamente por formações xistosas, em placas de rocha, que são aqui no Brasil, mais conhecidas pelo nome de ardósia.

    • Ardósia:  xisto metamorfoseado, sílico argiloso endurecido em finas lâminas constituído principalmente por mica, muscuvita, clorita, quartzo e em algumas vezes grafite, turmalina, rutilo e titanita.

Tal condição associada a altitude, clima, região geográfica, fatores na condução dos manejos utilizados na cultura do vinhedo, assinale-se aqui que são antigos vinhedos com mais de 150 anos recuperados pela família e que representam as mais antigas plantações de Godello da Galícia, tudo isto reunido define muito bem o que vem a ser um um espetacular “terroir” usando o termo francês e já universal no meio dos vinhos.

Valdeorras gray

Conheça as características de cada vinho da Bodega Val de Sil

Val de Sil – 100% Godello, com 5 meses de evolução em tanques de aço inox, “sur lie” e “bâtonnages” diárias.

Pezas da Portela – 100% Godello, mantém a mesma condição anterior apenas com diferença de evoluir em barrica de carvalho francês de tostado suave, pelos mesmos 5 meses, “bâtonnages” diárias e “sur lie”.

Pedrouzos – 100% Godello de uma parcela de apenas meio hectare do vinhedo mais antigo da Galícia, com rendimentos abaixo de 800 litros/ha. No processo, são 5 meses rem barricas de carvalho francês novo de tostagem suave, “sur lie” e “bâtonnages” diárias e posteriormente permanece por 6 meses em depósitos de aço inox, em processo de maturação. São apenas 600 garrafas Magnum deste vinho absolutamente único.

Pequeno Glossário

Bâtonnage – termo francês para a movimentação das borras com um bastão. (baton)

Sur Lie – termo francês para o processo no qual  mantem-se o vinho em contato com as borras para obter resultados específicos e reações que geram alterações de sabores e aromas.

Alguns artigos sobre premiações recentes destes vinhos e citações da crítica especializada aqui no Brasil.

por Camila H. Coletti 


Maiores informações sobre os vinhos Val de Sil em nosso site e loja virtual:

www.peninsulavinhos.com.br




 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,

Bodegas, Vinhos e Regiões da Espanha

Vinhos, Vinho, Vinhos da Espanha, Peninsula, Viña Sastre, Regiões da Espanha, Rioja, Priorato, Priorat, Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León, Toro, Tierra de Castilla, Valdeorras, Bierzo, Rías Baixas, Somontano, Costers de Segres, Montsant, Cataluña, Terra Alta, Rioja Alta, Rioja Alavesa, Vino de Pago, Pago El Terrerazo, Navarra, Alicante, Yecla, Montilla, Morilles, Montilla-Moriles, Cavas, Espumantes, Vinho tinto, Vinho Branco, Vinho rosado, Vinho Rosé... Bodegas, Bodega, Protos, Aalto, Sastre, Angel Lorenzo Cachazo, Pago de Carraovejas, Finca Villacreces, Ossian Vides y Vinos, Numanthia Thermes, Vetus, Teso la Monja, Dominio de Eguren, Abadia Retuerta, Finca Coronado, Val de Sil, Finca Losada, Martín Codax. Pirineos, Vynia L'Hereu de Seró, Mas Perinet, Ca n'estruc, Edetária, Finca Allende, Bodegas Orben, Finca Nueva, Viñedos de Páganos, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Izadi, Mustiguillo, Asencio, Enrique Mendoza, Sierra Salinas, Castaño, Alvear, Cava Juve y Camps