quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Robert Parker e seu sistema de pontuação de vinhos - Parte 1

Conheça um pouco sobre a história de Robert Parker.

Robert Parker é considerado o maior especialista em vinhos do planeta, ele tem a credibilidade de construir o sucesso de um vinho, completamente desconhecido, ou de destruir um mito. Embora existam pelo mundo outros conceituados críticos especialistas, talvez nenhum deles, tenha o mesmo poder que Robert Parker neste sentido.

Americano, formado em direito e em história, Robert Parker, atuou como advogado durante 10 anos. Apaixonado por vinhos começou a escrever sobre os vinhos que degustava, e elaborar um periódico que enviava aos amigos, isto, a mais de 30 anos atrás. No inicio dos anos 80 resolveu ampliar esta sua atuação transformando o periódico em um jornal, assim largou o emprego como advogado, e lançou o "The wine Advocate" (O advogado do vinho) que passou a ser uma referencia aos consumidores americanos.

Seu grande diferencial, que o colocou definitivamente com o reconhecimento mundial que tem, foi a safra de Bordeaux de 1982 quando a maioria dos críticos franceses, não acreditaram nela e Robert a assinalou como "soberba". Anos se passaram e para a surpresa de todos, a avaliação de Robert Parker confirmou-se, quando as garrafas começaram a ser abertas, pois realmente eram soberbas, assim, desde então, suas avaliações passaram a ser excepcionalmente consideradas no mundo todo.

Com sua expressão envolvente quando fala de um vinho, vejam na citação de um vinho de gama de entrada de linha, com valor muito acessível, da Bodegas Castãno, classificada por ele Robert Parker, entre os melhores vinhos do ano, ele diz sobre o vinho Castaño monastrell... (Importado pela Península) " é difícil expressar o que eu percebo neste vinho sem parecer que escrevo um poema de amor... apenas com um vinho de dar água na boca, flexível, equilibrado, intensamente saboroso, realmente muito bem elaborado."

Com estas e outras colocações intensas,  Robert Parker vai passando aos consumidores de vinho suas impressões, mas para ter uma classificação que permeasse melhor suas conclusões, ele criou um sistema de avaliação por pontos, que são atribuídos ao vinho.

Bafafás existem sobre ele e existem sobre tudo no universo, faz parte da estrutura humana, sempre que alguém se destaca, passa a ser visado pela crítica, construtiva ou não, então este lado da história acaba por não ter valor algum. O que conta é a construção de cada um, seus feitos, seu méritos, assim se constrói credibilidade, através de comportamentos.


Como entender a Pontuação de Robert Parker

A pontuação parte de 50 pontos e vai até o máximo de 100 pontos e possibilita um referencial de partida para o consumidor, que seguira desenvolvendo seus critérios próprios com o passar de sua experiência,  mas terá sempre nas pontuações de críticos conceituados, um parecer inicial, para suas conclusões finais, afinal trata-se de um especialista reconhecido, sem sombra alguma de dúvida.

Vamos conhecer esta escala de pontos?
Acompanhe aqui no blog da Península...Parte II
por Camila H. Coletti (Vinho e Delícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,

Bodegas, Vinhos e Regiões da Espanha

Vinhos, Vinho, Vinhos da Espanha, Peninsula, Viña Sastre, Regiões da Espanha, Rioja, Priorato, Priorat, Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León, Toro, Tierra de Castilla, Valdeorras, Bierzo, Rías Baixas, Somontano, Costers de Segres, Montsant, Cataluña, Terra Alta, Rioja Alta, Rioja Alavesa, Vino de Pago, Pago El Terrerazo, Navarra, Alicante, Yecla, Montilla, Morilles, Montilla-Moriles, Cavas, Espumantes, Vinho tinto, Vinho Branco, Vinho rosado, Vinho Rosé... Bodegas, Bodega, Protos, Aalto, Sastre, Angel Lorenzo Cachazo, Pago de Carraovejas, Finca Villacreces, Ossian Vides y Vinos, Numanthia Thermes, Vetus, Teso la Monja, Dominio de Eguren, Abadia Retuerta, Finca Coronado, Val de Sil, Finca Losada, Martín Codax. Pirineos, Vynia L'Hereu de Seró, Mas Perinet, Ca n'estruc, Edetária, Finca Allende, Bodegas Orben, Finca Nueva, Viñedos de Páganos, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Izadi, Mustiguillo, Asencio, Enrique Mendoza, Sierra Salinas, Castaño, Alvear, Cava Juve y Camps