quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Receita Harmonizada: Bacalhau al pil-pil

Barra receita harmonizada Peninsula Vinhos
Bacalhau ao pil-pil-Pepita-Rodriguez cava-reserva-el-perro-verde-peninsula-vinhos
Receita: Pepita Rodriguez – Atriz, culinarista
Autora do livro:
“A Arte de Cozinhar entre amigos”
Harmonização: Camila H. Coletti
Wine Writer - Especialista em Vinhos, sommelière.


Bacalhau al pil-pil                                   * Um dos pratos mais tradicionais da Espanha
6 porções

  • 1 Kg de super lombo de bacalhau Don Salado
  • 1 cabeça grande de alho
  • Azeite de oliva extra virgem
Coloque em uma frigideira bastante azeite ( 1 dedo de altura) e o  alho  cortado em rodelas; quando o alho estiver quase cozido(não frito), junte as postas de bacalhau com a pele para baixo; quando começar a ferver, abaixe o fogo e mexa a panela com movimentos de vai-e-vem; quando o bacalhau começar a soltar a gelatina, repita o processo até que o azeite fique esbranquiçado; se quiser mais creme coloque mais azeite.
Sirva-o com arroz branco e purê de batata.
Dicas:
  1. Bacalhau congelado: Descongele e coloque em um pano para secar.
  2. Bacalhau seco salgado: lave bem as postas, corte-as em pedaços de cerca de 300g e coloque-as em uma vasilha com água, com a pele voltada para cima, durante 48 horas, trocando a água 3 vezes ao dia, sempre dentro da geladeira.


Harmonização:

Nesta sugestão considerei a estrutura do prato o sabor marcante do bacalhau, sem adereços,  com a presença marcante do azeite, as recomendações ficam focadas no trabalho de contrabalançar o peso destes elementos e minha opção ficou com vinhos brancos de boa acidez e com uma estrutura que dessem apoio ao prato,   nestas horas quando o prato pede um aporte de acidez, fica uma dica, na dúvida optem por um Cava de boa estrutura como este Reserva Vintage,  que sempre dará um apoio fantástico nas harmonizações. Atenção, um cava de boa estrutura, não é substituível por um espumante, não se esqueça de que assim como nos vinhos tranquilos,  os vinhos espumantes tem classificações diferenciadas, o Cava recomendado, é um vintage, safrado 2008, com boa estrutura.
Vocês verão nas próximas dicas como se comporta um Cava estruturado que é na verdade um grande curinga nas harmonizações.
Acompanhem!
Vamos às recomendações:

- Cava Reserva Vintage Juvé y Camps  Brut – Macabeo - Xarel-lo e Parellada.
Temperatura de Serviço: 5° a 8°
- Quintaluna - Ossian - Verdejo
Temperatura de Serviço: 10º 
- El Perro Verde – Verdejo
Temperatura de Serviço:  10° A 12°
  Enoabraços, 

                        Maiores informações sobre os vinhos, visite nosso site e loja virtual

www.peninsulavinhos.com.br 



Aguarde nesta categoria, novas receitas em breve!
Obrigada Pepita Rodriguez, por nos ceder uma de suas deliciosas receitas!

De volta para o Portal de Receitas - AQUI

barra inferior com vinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,

Bodegas, Vinhos e Regiões da Espanha

Vinhos, Vinho, Vinhos da Espanha, Peninsula, Viña Sastre, Regiões da Espanha, Rioja, Priorato, Priorat, Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León, Toro, Tierra de Castilla, Valdeorras, Bierzo, Rías Baixas, Somontano, Costers de Segres, Montsant, Cataluña, Terra Alta, Rioja Alta, Rioja Alavesa, Vino de Pago, Pago El Terrerazo, Navarra, Alicante, Yecla, Montilla, Morilles, Montilla-Moriles, Cavas, Espumantes, Vinho tinto, Vinho Branco, Vinho rosado, Vinho Rosé... Bodegas, Bodega, Protos, Aalto, Sastre, Angel Lorenzo Cachazo, Pago de Carraovejas, Finca Villacreces, Ossian Vides y Vinos, Numanthia Thermes, Vetus, Teso la Monja, Dominio de Eguren, Abadia Retuerta, Finca Coronado, Val de Sil, Finca Losada, Martín Codax. Pirineos, Vynia L'Hereu de Seró, Mas Perinet, Ca n'estruc, Edetária, Finca Allende, Bodegas Orben, Finca Nueva, Viñedos de Páganos, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Izadi, Mustiguillo, Asencio, Enrique Mendoza, Sierra Salinas, Castaño, Alvear, Cava Juve y Camps