quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Receita Harmonizada: Filet de Frango ao Damasco com batatas ao murro

Barra receita harmonizada Peninsula Vinhos
allende-cuatro pasos-peninsulavinhos
Receita:  Ripp Cozzella
Chef do Qorthon Restaurante e Buffet
Autor do livro: “Simplesmente Sabor”
Harmonização: Camila H. Coletti
Wine Writer - Especialista em Vinhos, sommelière.

Filet de Frango ao Damasco com batatas ao murro

  • 4 filets de frango
  • 100 gramas de damasco
  • 2 colheres de requeijão ou cream cheese
  • Batatas com casca
  • Caldo de galinha
  • Cebolettes, tomate cereja, sal e pimenta do reino moída na hora
  • Manteiga
  • Azeite
Limpe e tempere os filets com sal e pimenta do reino. Reserve.
Coloque em uma panela 100 gramas de damasco, 100 ml de água e uma colher de sopa de açúcar. Deixe levantar fervura e em fogo baixo cozinhe de 5 a 10 minutos os damascos até que fiquem macios. Retire com uma escumadeira e coloque no liquidificador ou processador e os transforme em um purê.
Na panela, derreta uma colher de manteiga e coloque os damascos. Acrescente duas colheres de requeijão ou cream cheese. Nesse ponto, dependendo do seu gosto você deve acrescer um pouco de caldo de galinha ou uma bebida, como o conhaque ou um pouco de vinho branco e misture bem. Reduza em fogo baixo até a consistência de um creme. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora.
Leve os filets de frango à frigideira com um pouco de manteiga e um fio de azeite. Sele dos dois lados em fogo alto, um minuto de cada lado, depois, baixe o fogo e deixe mais três minutos de cada lado. Desligue o fogo e deixe descansar três minutos em local aquecido.
Batatas ao Murro:
As batatas ao murro são exatamente o que o nome diz. Elas levam um murro para ficarem amassadas. Cozinhe as batatas até amaciá-las, com casca. Dê um murro em cada uma delas para que se abram, ou pressione-as com as costas de uma colher, mas sem exageros, não queremos um purê. Coloque em uma forma untada com azeite e coloque sobre elas um dente de alho bem picado, alguns raminhos de alecrim, salsa picada, sal e pimenta do reino.
Regue com azeite e leve ao forno por uns quinze a vinte minutos no forno à 200ºC.
Coloque os filets e cubra-os com o molho.
Coloque cebolettes picado por cima e sirva com as batatas ao murro recém saídas do forno e, se quiser, arroz e tomates cerejas.


Harmonização:
Para acompanhar este prato, optei por um vinho branco e um vinho tinto para que você tenha flexibilidade de escolha. O branco de Rioja, com 14 meses em barrica de carvalho francês, com boa estrutura, mas porém um vinho fresco, que mantem as notas cítricas  aliadas ao amanteigado e um certo peso pelo estágio em madeira, que casa muito bem com esta receita.
O tinto, um vinho da uva Mencía de Bierzo, uva interessantíssima, que eu me apaixonei na primeira degustação dela que presenciei, direto com os produtores, neste vinho, de estrutura mediana para leve, com apenas 2 meses de carvalho,  com taninos suaves e muito discretos,  e que em todo os testes que fiz, se mostrou fantástico no casamento com a carne de frango, com batatas e com componentes como legumes e frutas, suportando bem inclusive notas levemente adocicadas.  O  tinto perfeito para este prato com o detalhe que se comporta muito bem a uma temperatura levemente inferior o que casa muito bem com o nosso clima de verão.
  • Allende Blanco – Viura e Malvasia  
      Temperatura indicada: 12° a 14
  • Cuatro Pasos – Mencía 
      Temperatura indicada: 14° a 16°
                                                                                           Enoabraços,
                                                                                        Camila H. Coletti

 Mas detalhes sobre os vinhos, visite nosso site e loja Virtual

www.peninsulavinhos.com.br 



Aguarde nesta categoria, novas receitas em breve!

Obrigada Chef Ripp Cozzella, por nos ceder uma de suas deliciosas receitas!

De volta para o Portal de Receitas – AQUI

barra inferior blog vinhospeninsula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,

Bodegas, Vinhos e Regiões da Espanha

Vinhos, Vinho, Vinhos da Espanha, Peninsula, Viña Sastre, Regiões da Espanha, Rioja, Priorato, Priorat, Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León, Toro, Tierra de Castilla, Valdeorras, Bierzo, Rías Baixas, Somontano, Costers de Segres, Montsant, Cataluña, Terra Alta, Rioja Alta, Rioja Alavesa, Vino de Pago, Pago El Terrerazo, Navarra, Alicante, Yecla, Montilla, Morilles, Montilla-Moriles, Cavas, Espumantes, Vinho tinto, Vinho Branco, Vinho rosado, Vinho Rosé... Bodegas, Bodega, Protos, Aalto, Sastre, Angel Lorenzo Cachazo, Pago de Carraovejas, Finca Villacreces, Ossian Vides y Vinos, Numanthia Thermes, Vetus, Teso la Monja, Dominio de Eguren, Abadia Retuerta, Finca Coronado, Val de Sil, Finca Losada, Martín Codax. Pirineos, Vynia L'Hereu de Seró, Mas Perinet, Ca n'estruc, Edetária, Finca Allende, Bodegas Orben, Finca Nueva, Viñedos de Páganos, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Izadi, Mustiguillo, Asencio, Enrique Mendoza, Sierra Salinas, Castaño, Alvear, Cava Juve y Camps