segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

San Vicente um elegante vinho de uma variedade quase extinta


De uma variedade autóctone do município de San Vicente de la Soncierra,  sob os cuidados de Marcos Eguren, nasce um dos mais indiscutivelmente fascinantes exemplares de La Rioja: O vinho San Vicente.

san-vicente-blog-peninsulavinhos
Mais um dos 6 vinhos classificado como melhor da Espanha no Brasil em 2012
pela Revista Baco,  também trazido pela Península.
A Tempranillo Peludo, variedade típica da região, que dá origem a este vinho, esta quase extinta e foi plantada neste vinhedo, pela família Eguren há cerca de 30 anos. Com o projeto de expressar o caráter único da localidade,  o que seria  mais indicado do que utilizar uma variedade autóctone? (natural da própria região). Já que   queriam um vinho com características diferenciadas, nada melhor,  do que a uva que já era diferenciada pela própria natureza, por ser autóctone e por ser uma variação da clássica uva símbolo da Espanha. O sonho transformou-se no vinhedo e o vinhedo expressou-se no vinho San Vicente.

Os vinhedos batizados  de “La Canoca”, contam com uma superfície de 18 hectares numa altitude de 560 metros, foram plantados integralmente com tempranillo peludo de escassa produtividade, que a Família Eguren fez questão de assinalar que seria este, exatamente, um de seus diferenciais, priorizando assim a qualidade, em detrimento à produtividade.  A variedade é conhecida por este nome devido a uma penugem no verso de suas folhas.
Em clima atlântico continental, crescem os vinhedos de Tempranillo Peludo da bodega,  com belíssima amplitude térmica, em uma zona que se caracteriza pela topografia escarpada, com abundantes ladeiras orientadas para o sul, assentadas todas elas no sopé  de “La Sierra de Cantabria” que protege os vinhedos dos frio ventos do norte,  tendo como base os solos argilo-calcários.

A colheita é 100% manual, com duas seleções de grãos de uvas antes da entrada na bodega. O vinho tem um desenvolvimento de 20 meses em  90% de carvalho francês de primeiro uso e 10% de carvalho americano, passando posteriormente por mais um descanso em garrafa de 12 meses, estando inserido na legislação da D.O. Calificada Rioja, a mais alta qualificação de uma Denominação de Origem.

Assim é o San Vicente, um vinho arrojado, único e cheio de mistérios,
de equilibrada presença e sólida estrutura,
permeada por taninos elegantes e refinados
com uma boa gama de famílias aromáticas que se revelam uma a uma.

Descubra seus segredos.

www.peninsulavinhos.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,

Bodegas, Vinhos e Regiões da Espanha

Vinhos, Vinho, Vinhos da Espanha, Peninsula, Viña Sastre, Regiões da Espanha, Rioja, Priorato, Priorat, Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León, Toro, Tierra de Castilla, Valdeorras, Bierzo, Rías Baixas, Somontano, Costers de Segres, Montsant, Cataluña, Terra Alta, Rioja Alta, Rioja Alavesa, Vino de Pago, Pago El Terrerazo, Navarra, Alicante, Yecla, Montilla, Morilles, Montilla-Moriles, Cavas, Espumantes, Vinho tinto, Vinho Branco, Vinho rosado, Vinho Rosé... Bodegas, Bodega, Protos, Aalto, Sastre, Angel Lorenzo Cachazo, Pago de Carraovejas, Finca Villacreces, Ossian Vides y Vinos, Numanthia Thermes, Vetus, Teso la Monja, Dominio de Eguren, Abadia Retuerta, Finca Coronado, Val de Sil, Finca Losada, Martín Codax. Pirineos, Vynia L'Hereu de Seró, Mas Perinet, Ca n'estruc, Edetária, Finca Allende, Bodegas Orben, Finca Nueva, Viñedos de Páganos, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Izadi, Mustiguillo, Asencio, Enrique Mendoza, Sierra Salinas, Castaño, Alvear, Cava Juve y Camps