quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pedro Ximenez, adoça a tua vida


pedro-ximenez-uva-blogpeninsuavinhos
A uva Pedro Ximénez, também conhecida como PX,  produz um dos vinhos doces mais apreciados do mundo, intenso e aromático cativa no primeiro gole... ao contrário do que muita gente imagina, devido a cor do vinho, a Pedro Ximénez é uma uva branca que adora calor e climas secos. O constante calor faz com que esta variedade desenvolva uma enorme quantidade de açúcar, amplificada pelo método utilizado posteriormente à colheita, isto permite, um vinho de ampla doçura.
O método
As uvas após a colheita, no momento em que estão em perfeito amadurecimento, tem seus cachos espalhados por esteiras para secagem natural ao sol, onde perderão água e portanto concentrarão seus sumos naturais e açucares, é o que chamamos aqui no Brasil de processo de passificação (secagem das uvas para que se transformem em passas), que dura de 5 a 7 dias em temperaturas ideais, e um pouco mais em temperatura mais amenas, neste período os cachos são virados a cada 2 ou 3 dias. Deste momento dá-se sequência ao processo de fermentação e devido a enorme desidratação dos bagos das uvas ao sol,  o rendimento é muito baixo, ao passo que num vinho seco, está em torno de 70% ou seja 70 litros de mosto por cada 100 kg de uvas, no caso do Pedro Ximenez, teremos apenas  29 litros de mosto para cada 100 kg de uvas, caindo da porcentagem de 70% para 29%.

paseras-pedro-ximenez-blogpeninsulavinhos
Uvas Pedro Ximénez em processo de passificação ao sol.

Os vinhos das uvas Pedro Ximénez podem ser secos ou doces, de acordo com o estilo pretendido pela bodega,  estando 90% da produção total dos vinhos Pedro Ximénez, na denominação de origem Montilla-Moriles, na região da Andalucía.

Como aqui estamos falando dos vinhos doces das uvas PX, podemos pensar basicamente em dois estilos, o Pedro Ximénez de añada, que é elaborado da colheita anual, como os vinhos secos em geral e o vinho Pedro Ximénez solera, que é desenvolvido pelo método de solera, método este onde as barricas com o vinho são enfileiradas e em 3 pilhas, sendo a inferior a mais antiga, ficando em processo de amadurecimento,  parte do vinho é retirado das barricas da fileira inferior e completado com o vinho da fileira superior e assim sucessivamente, gerando complexidade e personalidade próprias ao vinho.
Observem na figura abaixo:
solera-pedro-ximenez-blog-peninsula-vinhos

Os PXs trazidos ao Brasil da região da D.O. Montilla-Moriles, com exclusividade pela Península Vinhos 
Pedro Ximénez de Añada
Pedro Ximénez Solera 1927
Pedro Ximénez Solera 1830
Veja os 3 vinhos em nossa nova loja virtual, AQUI

Os vinhos são intensos doces de boa acidez, com envolventes aromas de frutas secas, como avelãs e nozes, nuances de uvas passas e o irresistível aroma de figos confitados em calda de açúcar queimado.

Uma delícia,  e eu tenho a certeza,  de que você merece conhecê-lo,  e tê-lo em sua mesa.

Já temos alguma noção de como este delicioso e envolvente vinho, tem critérios particulares de elaboração, agora vamos a uma receita harmonizada, sugestão super simples e muito apreciada, que encanta a todos em minhas recepções, é apenas uma montagem criativa que deu super certo. Ficou curioso/a, não é?

Então leia a seguir AQUI: Receita Harmonizada: Quitutes de Queijo Brie com Pedro Ximénez



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,

Bodegas, Vinhos e Regiões da Espanha

Vinhos, Vinho, Vinhos da Espanha, Peninsula, Viña Sastre, Regiões da Espanha, Rioja, Priorato, Priorat, Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León, Toro, Tierra de Castilla, Valdeorras, Bierzo, Rías Baixas, Somontano, Costers de Segres, Montsant, Cataluña, Terra Alta, Rioja Alta, Rioja Alavesa, Vino de Pago, Pago El Terrerazo, Navarra, Alicante, Yecla, Montilla, Morilles, Montilla-Moriles, Cavas, Espumantes, Vinho tinto, Vinho Branco, Vinho rosado, Vinho Rosé... Bodegas, Bodega, Protos, Aalto, Sastre, Angel Lorenzo Cachazo, Pago de Carraovejas, Finca Villacreces, Ossian Vides y Vinos, Numanthia Thermes, Vetus, Teso la Monja, Dominio de Eguren, Abadia Retuerta, Finca Coronado, Val de Sil, Finca Losada, Martín Codax. Pirineos, Vynia L'Hereu de Seró, Mas Perinet, Ca n'estruc, Edetária, Finca Allende, Bodegas Orben, Finca Nueva, Viñedos de Páganos, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Izadi, Mustiguillo, Asencio, Enrique Mendoza, Sierra Salinas, Castaño, Alvear, Cava Juve y Camps