segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Receita Harmonizada: Purê de Cará com Crumble de Panetone e Filet suíno na manteiga de Sálvia

Chef-ripp-lombo-cara-blog-peninsulavinhos
Receita: Ripp Cozzella
Chef do Qorthon Restaurante e Buffet
Autor do livro: “Simplesmente Sabor”
Harmonização: Camila H. Coletti
Wine Writer - Especialista em Vinhos, sommelière

Purê de Cará com Crumble de Panetone e Filet suíno na manteiga de Sálvia

Começamos por levar os carás ( ou inhame, uma espécie de tubérculo parecido com a mandioca e que tem um sabor meio adocicado) fervendo com casca em água salgada por uns 12 a 15 minutos, dependendo do seu fogão.
Retire e, com um pano, pegue e tire a casca delicadamente. Amasse e leve à panela. Coloque creme de leite fresco e,em fogo baixo,vá misturando até formar um purê. Eu acrescentei queijo frescal picado, manteiga, sal e pimenta. Reserve.

Pegue folhas de Sálvia e pique-as.
Coloque em uma frigideira bem quente os filets suínos e sele-os dos dois lados.
Baixe o fogo e acrescente manteiga, sal, pimenta do reino e a sálvia. Deixe uns dois minutos, salteando de vez em quando.

Para fazer o crumble de panetone, corte uma fatia e pique-a. (O panetone é salgado e não os normalmente encontrados, com frutas cristalizadas, passas ou chocolate).
Leve-a à uma frigideira bem quente e toste, sem deixar queimar. Desligue o fogo e aguarde esfriar. Vai ficar crocante por fora e macio por dentro. Com a faca transforme em uma farofa, mas deixe alguns pedaços maiores para termos outra textura.

Na montagem foram usadas folhas de Sálvia, Capuchinha, Ceboulettes e Aceto Balsâmico de Figo.

Harmonização:
Quando terminei de ler a receita do Chef Ripp Cozzella, comecei a analisar dentre as inúmeras opções de vinhos da Espanha trazidos pela Península Vinhos e optei pelo Orben 2005,  um vinho elegante intenso, com aromas exóticos, com notas de sálvia e menta envoltas por sous-bois (aromas de solo de floresta) que encontram os leves aromas primários de frutas vermelhas com discretos florais, na boca intenso, com ataque macio, refinado e equilibrado, taninos que se fazem presentes, porém taninos elegantes e refinados. A sintonia do prato com as notas do cará, somadas às características dos files suínos selados, tem neste vinho o casamento ideal.
Notem que o Orben é um vinho da região de Rioja com 97% de Tempranillo e 3% de Graciano, a partir de vinhedos de mais de 60 anos, envelhecido 12 meses em barricas de carvalho francês. Um vinho com personalidade e equilíbrio, belíssima acidez em perfeita sintonia com seus 14% de álcool, certamente o par ideal para a deliciosa receita apresentada pelo Chef Ripp Cozzella.

Temperatura de Serviço: 17°/18°
Pontuação Robert Parker: 92 pontos (Orben 2005)

Recomendo aerar no decanter por 30 minutos, para dar condições de seus belíssimos aromas expressarem-se e mostrarem-se em sua plenitude. Esta recomendação vale para todos os vinhos que não sejam corriqueiros, ou seja, para todos os vinhos que tenham algo a expressar, vinhos com personalidade própria.

Bom apetite!
                                                                                      Camila H. Coletti

Conheça o Orben em nossa Loja Virtual: Península Vinhos

www.peninsulavinhos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,

Bodegas, Vinhos e Regiões da Espanha

Vinhos, Vinho, Vinhos da Espanha, Peninsula, Viña Sastre, Regiões da Espanha, Rioja, Priorato, Priorat, Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León, Toro, Tierra de Castilla, Valdeorras, Bierzo, Rías Baixas, Somontano, Costers de Segres, Montsant, Cataluña, Terra Alta, Rioja Alta, Rioja Alavesa, Vino de Pago, Pago El Terrerazo, Navarra, Alicante, Yecla, Montilla, Morilles, Montilla-Moriles, Cavas, Espumantes, Vinho tinto, Vinho Branco, Vinho rosado, Vinho Rosé... Bodegas, Bodega, Protos, Aalto, Sastre, Angel Lorenzo Cachazo, Pago de Carraovejas, Finca Villacreces, Ossian Vides y Vinos, Numanthia Thermes, Vetus, Teso la Monja, Dominio de Eguren, Abadia Retuerta, Finca Coronado, Val de Sil, Finca Losada, Martín Codax. Pirineos, Vynia L'Hereu de Seró, Mas Perinet, Ca n'estruc, Edetária, Finca Allende, Bodegas Orben, Finca Nueva, Viñedos de Páganos, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Izadi, Mustiguillo, Asencio, Enrique Mendoza, Sierra Salinas, Castaño, Alvear, Cava Juve y Camps