Tempo de calor, tempo de vinhos brancos e de espumantes, que consumimos bem gelados.
Na semana passada, o crítico de vinhos Jorge Lucki, em sua matéria semanal no jornal “Valor Econômico”, apresentou os 10 vinhos brancos presentes no cenário nacional, considerado os destaques e dentre eles o vinho “Val de Sil” da Bodega que também leva este nome.
Como podem observar na foto da primeira imagem, a região do Val de Sil, situada na Galícia mais precisamente na D.O. Valdeorras é coberta fartamente por formações xistosas, em placas de rocha, que são aqui no Brasil, mais conhecidas pelo nome de ardósia.
- Ardósia: xisto metamorfoseado, sílico argiloso endurecido em finas lâminas constituído principalmente por mica, muscuvita, clorita, quartzo e em algumas vezes grafite, turmalina, rutilo e titanita.
Tal condição associada a altitude, clima, região geográfica, fatores na condução dos manejos utilizados na cultura do vinhedo, assinale-se aqui que são antigos vinhedos com mais de 150 anos recuperados pela família e que representam as mais antigas plantações de Godello da Galícia, tudo isto reunido define muito bem o que vem a ser um um espetacular “terroir” usando o termo francês e já universal no meio dos vinhos.
Conheça as características de cada vinho da Bodega Val de Sil
Val de Sil – 100% Godello, com 5 meses de evolução em tanques de aço inox, “sur lie” e “bâtonnages” diárias.
Pezas da Portela – 100% Godello, mantém a mesma condição anterior apenas com diferença de evoluir em barrica de carvalho francês de tostado suave, pelos mesmos 5 meses, “bâtonnages” diárias e “sur lie”.
Pedrouzos – 100% Godello de uma parcela de apenas meio hectare do vinhedo mais antigo da Galícia, com rendimentos abaixo de 800 litros/ha. No processo, são 5 meses rem barricas de carvalho francês novo de tostagem suave, “sur lie” e “bâtonnages” diárias e posteriormente permanece por 6 meses em depósitos de aço inox, em processo de maturação. São apenas 600 garrafas Magnum deste vinho absolutamente único.
Pequeno Glossário
Bâtonnage – termo francês para a movimentação das borras com um bastão. (baton)
Sur Lie – termo francês para o processo no qual mantem-se o vinho em contato com as borras para obter resultados específicos e reações que geram alterações de sabores e aromas.
Alguns artigos sobre premiações recentes destes vinhos e citações da crítica especializada aqui no Brasil.
- Os melhores vinhos da Espanha pela Prazeres da Mesa – Janeiro de 2013
Maiores informações sobre os vinhos Val de Sil em nosso site e loja virtual:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,