quarta-feira, 25 de julho de 2012

Abadia Retuerta, um supreendente projeto no coração de Castilla y Léon

Com um trabalho brilhante,  que faz com que nós possamos em qualquer parte do planeta,   saborear com  os vinhos desta vinícola, um pouco de sua história... o ano de sua safra, da floração à colheita,  o clima...as chuvas, o calor, o frio,  o movimento dos ventos... por um lado a expressão da parreira captada pela produção de suas uvas e por outro, a expressão do enólogo e da bodega, captada na técnica de elaboração de seus vinhos....tudo isto a ser apreciado em sua taça, esta é a Abadia Retuerta, situada em Sardon de Duero - Valladolid, a 180km de Madri.
Sob a orientação dos enólogos Pascoal Delbeck e Ángel Anocibar, os vinhos da Abadia Retuerta,  vem surpreendendo o mundo.
Duas diretrizes chamam especial atenção nesta proposta atual, que fez renascer uma vinícola de 800 anos desde a construção da Abadia. 

Uma delas é uma fantástica proposta de vinificação com sistema 100% gravitacional, ou seja não se usam bombas e o vinho é processado através do sistema de gravidade, de forma suave o mais próximo do natural, evitando máculas pela pressão excessiva.
E outra pela a divisão por pagos, a vinícola Abadia Retuerta, trabalha  com 54 parcelas, (áreas específicas de plantio) buscando valorizar a expressão do solo de cada uma dessas parcelas,  que possuem identidade própria, com composições extremamente variadas, e para tal, utiliza o plantio de somente uma cepa em cada uma das parcelas, procurando possibilitar uma explosão de caráter representativo do terroir do local.

Veja o video abaixo e conheça um pouco mais deste surpreendente projeto, aproveite e desfrute um pouco desta magia da Abadia Retuerta, com mais de 800 anos, desde seus primórdios.


Site do Produtor Abadia Retuerta





Abraços e um belíssimo dia a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,

Bodegas, Vinhos e Regiões da Espanha

Vinhos, Vinho, Vinhos da Espanha, Peninsula, Viña Sastre, Regiões da Espanha, Rioja, Priorato, Priorat, Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León, Toro, Tierra de Castilla, Valdeorras, Bierzo, Rías Baixas, Somontano, Costers de Segres, Montsant, Cataluña, Terra Alta, Rioja Alta, Rioja Alavesa, Vino de Pago, Pago El Terrerazo, Navarra, Alicante, Yecla, Montilla, Morilles, Montilla-Moriles, Cavas, Espumantes, Vinho tinto, Vinho Branco, Vinho rosado, Vinho Rosé... Bodegas, Bodega, Protos, Aalto, Sastre, Angel Lorenzo Cachazo, Pago de Carraovejas, Finca Villacreces, Ossian Vides y Vinos, Numanthia Thermes, Vetus, Teso la Monja, Dominio de Eguren, Abadia Retuerta, Finca Coronado, Val de Sil, Finca Losada, Martín Codax. Pirineos, Vynia L'Hereu de Seró, Mas Perinet, Ca n'estruc, Edetária, Finca Allende, Bodegas Orben, Finca Nueva, Viñedos de Páganos, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Izadi, Mustiguillo, Asencio, Enrique Mendoza, Sierra Salinas, Castaño, Alvear, Cava Juve y Camps