Na pequeniníssima região do Priorato, pertencente à Catalunha, nas proximidades de Penedés, as uvas ali cultivadas encontram notável expressão, a uva cariñena, que é a mais cultivada na região, seguida da Garnacha, dentre outras conhecidas da maioria, que também se mostram com especial vigor, uma das principais características dos potentes e estruturados vinhos do Priorato.
As características regionais são fatores de definição, na qualidade deste vinho, que merece destaque mundial.
Um solo diferenciado o “Llicorella”, composto de uma ardósia marrom escura, com incrustações de pequenos quartzos, somado à condições climáticas características, como a alta amplitude diária, e as sazonais, com verões quentes e invernos rigorosos, tem surpreendido o mundo, com um movimento muito particular.
Um solo diferenciado, e tudo somado à reação das videiras, ao baixo índice de chuvas na região, que ao invés de determinar secas, consegue manter seu subsolo fresco e úmido, para surpresa geral, impulsionando as raízes, à profundidade, pelas rachaduras da Llicorella, que vão em busca de água. Talvez este movimento, seja exatamente o causador de uma particularidade da região, que é a expressão mineral presente nos seus suntuosos vinhos, vale a pena conferir, em geral são vinhos intensos, em visual e em boca, com boa estrutura e aromas muito expressivos e envolventes.
Resumindo… um espetáculo à parte, que deve fazer parte do conhecimento de todos os apreciadores de vinhos, e depois certamente ficará para sempre em sua adega.
A Península foi buscar na região, um de seus melhores representantes, com a qualidade da seleção de vinhos, já conhecida de todos, presente em seu catálogo.
A Península importa ao Brasil, os vinhos da Bodega Mas Perinet, que conta com vinhedos, que chegam a ultrapassar 80 anos, sob o trabalho de um dos maiores enólogos da atualidade, Josep Serra.
Seus proprietários são engenheiros agrônomos e dentre eles, assinalo aqui, uma curiosidade, está um dos maiores e conhecidos cantores da Espanha, Joan Manuel Serrat.
por Camila H. Coletti
Vamos conhecer 2 vinhos atualmente disponíveis no Brasil
Perinet D.O.Q. Priorato com 15 meses de estágio em barricas de 300 e 400 litros novas de carvalho francês, cada variedade em separado, fazendo malolática em barrica e crianza “Sur lie”, sobre as leveduras pós fermentação.
Corte: 2004
45% Cariñena
35% Garnacha
10% Cabernet Sauvignon
7% Merlot
3% Syrah
Corte: 2005
40% Cariñena
10% Garnacha
20% Cabernet Sauvignon
10% Merlot
20% Syrah
- Perinet + Plus com 16 meses de estágio em barricas de carvalho francês novas e de 1 ano.
Corte 2004
45% Cariñena
38% Garnacha
13% Syrah
Você pode ter maiores informações sobre os vinhos
em nossa loja virtual:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por entrar em contato com a Península, em breve daremos retorno.
Abraços,