A Master of Wine Jancis Robinson diz em seu livro Oxford Companion to Wine, que a Tempranillo é a resposta da Espanha ao Cabernet Sauvignon. Talvez a natureza tenha proposto isto, ao colocar em terras espanholas, a semente que se tornaria símbolo da essência vínica de um povo, e que segundo os espanhóis, corre na veia dos filhos da terra.
Algumas curiosidades sobre esta uva, a mais conhecida da Espanha.
![OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3ON9qSH_ZQxnuFPcko4uzfknNJCd6q7cn4ZglQmecaSL7hHifldwFqJGwgw82Rc_lKSxSuq0FXQzb1_bNMyiYtaxhyphenhyphenvmFJV5mY6sNAEoEOKbpVCh3ILSNA37g8BNukr4U3dfv64hf2MM/?imgmax=800)
O nome
Tempranillo, deriva do termo “temprano” com significado de “mais cedo”, e se refere ao fato desta uva ter seu ciclo precoce, amadurecendo mais cedo que as demais uvas espanholas, como por exemplo a
Garnacha, que amadurece 2 semanas mais tarde que o
Tempranillo.
A uva Tempranillo, possui pele grossa, em geral muito escura, responde muito bem à integração com o carvalho, tanto francês como o americano, produzindo vinhos elegantes com aromas de baunilha, especiarias e cedro.
Quando são produzidos vinhos de classificação “joven”, a uva possibilita deliciosos aromas frutados, com persistência de suculentos morangos e não é incomum, quem encontre punhados de amoras maduras neles.
A Tempranillo faz sucesso também em outros países, em especial em Portugal, e dá para se entender bem isto, devido as condições geográficas dos dois países. Em Portugal, na região do Douro recebe o nome de Tinta Roriz e é uma das integrantes mais conhecidas do Vinho do Porto. Na região do Alentejo e adjacências é chamada de Aragonêz.
O que a teoria oferece sobre os vinhos de Tempranillo, sua estrutura, sua potência aliada à elegância, confirmamos em taça, no equilíbrio e prazer que o vinho oferece.
Muito mais versátil do que os vinhos de Cabernet Sauvignon, seus vinhos tem se mostrado perfeito, nas harmonizações mais complexas, desde que se conheça bem a estrutura do vinho, pois a uva Tempranillo responde muito bem às intenções do enólogo, podendo gerar vinhos dos mais leves, aos mais estruturados e portanto, irá apresentar uma boa gama de possibilidades, com muita chance de sucesso, nas harmonizações vinho x prato.
Tenha sempre a mão alguns vinhos de Tempranillo, com estrutura variada, assim será simples fazer a escolha na hora de receber seus amigos e harmonizar aquele jantar especial.
Conheça alguns vinhos 100% Tempranillo,
representativos dos mais variados estilos, importados pela
Península Vinhos